Placas que indicam tudo – menos direções | Projeto 6 on 6

6on6logoRED

E hoje o post é um tanto quanto desafiador: PLACAS!

Mas Montréal nunca nos desaponta e sempre arranja um jeito de fornecer bom conteúdo pra qualquer tópico :)

Quando a cidade é hipster, meus caros, fica fácil escrever até sobre cimento <3

Vamos todos descobrir um pouco mais sobre as placas mais curiosas e informativas dessa cidade gracinha?

Põe as direções no Google Maps e VEM COMIGO GENTE!


FARINE FIVE ROSES

img_5628
 Por meio século, essa placa luminosa tem estampado souvenirs montrealenses e instagrams atentos. Produto de quando a nossa cidade querida era o epicentro da era industrial canadense. Ela foi alterada de FIVE ROSES FLOUR pra FARINE FIVE ROSES devido à lei 101, que diz, recalcadamente, que francês é a língua oficial da província e todos devem se adequar.


SERVIÇO NOTURNO PARA MULHERES

  
Não, não é uma casa de strip masculino (falaremos sobre isso mais além, em outro post, hahaha). É um adesivo que você vai ver eventualmente em alguns ônibus montrealenses! Nem todo mundo sabe mas à noite, se você for mulher e estiver viajando sozinha, você pode pedir acompanhamento do motorista entre 2 paradas. O motorista vai fazer uma exceção e parar o mais próximo possível daonde você precisar e/ou te acompanhar até o próximo ponto. Muito amor envolvido!



AS ESTRELAS DO METRÔ 

Andando pra lá e pra cá você vai notar a onda de talentos pelas estaçōes de metrô. Você, em toda sua ingenuidade, teria pensado que era por acaso. Mal saberia você, caso não tivesse lido aqui, que esse povo foi escolhido à dedo! O Les Étoiles du Metro é um programa onde músicos tem que aplicar, passar pelas audições e cumprir a agenda e itinerário determinados pra eles. Essa placa determina os locais onde eles devem se apresentar. Os músicos são anunciados anualmente e tem também tem a chance de participar em outros eventos e fesivais patrocinados pela STM. Agora você sabe!


EU ME LEMBRO!

img_5635

É muito recalque pra pouca província. E eu não canso <3 Todas as placas de carro no Canadá carregam uma frasezinha. Sempre achei fofo, no Brasil é super sem graça. E todas as frases são fofas, positivas, engraçadinhas, MENOS A DE QUEM? Lógico que a única criança emburrada do país tinha que trocar a frase fofinha (La belle province – A bela província) por uma que deixasse claro o rancor guardado no coração bilíngue dessa galera (Je me souviens – Eu me lembro). Há várias interpretações pra essa frase. Algumas afirmam que ela vem de um ‘quote’ que diz:

Je me souviens/ Que né sous le lys/ Je croîs sous la rose.
I remember/ That born under the lily/ I grow under the rose.

As flores representariam os emblemas dos reinados da França e Reino unido. Vai saber.  Mas que parece uma velha rabugenta, ah parece. :P


SAINT LAURENT 

Essa é uma dica para os desorientados como eu. Essa rua, por algum motivo, divide a cidade entre West e East. Os endereços de ruas compridas, por exemplo, que cruzam com a Saint Laurent, normalmente vão diminuindo os números e logo após cruzar com ela começa a subit de novo – o que pode ser confuso pro Google Maps e te custar entrevistas de emprego e happy hours Sempre verifique o endereço, sempre tenha certeza do lado da cidade que você está procurando.


SÓ EM FRANCÊS, OK?


Eu tentei, mas não consegui: o recalque é eterno e os tópicos também. Last but not least, a plaquinha que te avisa que o serviço vai ser em francês e você que se vire pra pedir algo a mais do que croissant  se não tiver cursinho básico metido à avançado. Em geral, você vai ver um adesivo como esse nas portas dos estabelecimentos. Eu como não me meto muito nas áreas francófonas, nunca vi a santa placa em si, MAS fica aí o aviso. Se você vir essa placa, pode voltar porque você deve ter perdido o ponto.


 

É isso gente! Espero que tenham aprendido um pouco mais sobre a nossa bela cidade através das placas inusitadas, interessantes e úteis de hoje :)

Lembrando que o projeto conta com 6 blogueiras que postam sobre o mesmo tema, cada uma com a sua interpretação. Corre no blog delas pra dar uma olhadinha no que saiu de bom! São elas:

mapa do canadá com fotos de blogueiras nas cidades

Gaby no Canadá | Gaby (Toronto, ON)
Like a New Home | Adriane (Ottawa, ON)
Minha Neve e Cia | Caroline (Mississauga, ON)
Outside Brazil | Carina (Vancouver, BC)
Tchê Canadá, uai! | Jaque (Regina, SK)

Anúncios

3 comentários sobre “Placas que indicam tudo – menos direções | Projeto 6 on 6

  1. Adorei! Muito interessante essa ultima placa, tb espero não me encontrar com ela pq faz tempo que não pratico meu francês hehehe bj

  2. Super legal as placas que você selecionou para o post!! Nem quero me cruzar com a última também, por que meu francês está enferrujado! hehehe
    Beijao!!
    Adri

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s