Moving Day Canada Part 1 | Começando pelo começo – em que área voce quer morar?

Mais uma semana, mais um post destruidor de dúvidas :)

Pra quem não sabe, primeiro de Julho é o famoso Moving Day. O que acontece é que antigamente, o Quebéc tinha uma regra em que todos os contratos de aluguel tinham que acabar no último dia de junho. Logo, primeiro de julho (que também é o Canada Day e portanto, feriado) era – e é ainda! – um dia de pura loucura e de gente se mudando a torto e a direito.

Hoje em dia virou só uma tradição, mas muitos leases ainda terminam próximos a essa data. A melhor época pra encontrar um apartamento em Montréal é entre junho e setembro, que é quando começam a aparecer vários apartamentos nos sites.

E já que estamos falando de mudança, e aqui a gente gosta de fazer a coisa bem feita, vamos começar pelo começo. Em que área voce vai morar? Muita gente gostou das ferramentinhas do outro post. Eu já falei, mas vou repetir: se importem um pouquinho com o bairro que vocês vão escolher.

Não se enfiem em qualquer canto – principalmente se vierem no verão! No verão tudo é lindo, moderno, colorido, quentinho e feliz. Nao esquecam que no inverno é diferente, e aquele cantinho de $400 lá em Henri Bourassa vai começar a atrapalhar sua rotina. Voce começa a tratar ”ir ao centro” como se fosse uma viagem, em que voce tem que sair de casa no começo do dia com todos as refeiçõs, casaco caso fique frio, guarda chuva caso chova, uma muda de roupa caso você vá pra um barzinho, perca o último metrô da meia noite e acabe dormindo na casa do coleguinha. Voce começa a comer mais porcaria pela rua porque nao tem supermercado perto e fica inconveniente fazer compras maiorzinhas. Começa a se sentir chateado porque nunca consegue fazer nada com os amigos, eles às vezes nem te chamam porque você mora longe e vai demorar uma hora no mínimo pra chegar.

Gente, essa era a minha realidade e vou contar pra vocês que nao estava nada fácil.
Não vou deixar vocês, meus pimpolhinhos, passarem pelo mesmo.

Então vamos aprender melhor a mexer naquela ferramenta bacana do outro post (chamada Navut) pra ter certeza de que todo mundo aqui vai ter uma vida feliz em todas as estações?

LET’S GET IT

————————————-
#1 – Escolha a cidade
A maioria de vocês vai pra Montréal né, mas também temos outras opções.
1 - city finder

—————————————————
#2 – Housing
Escolha a média de aluguel (ou caso voce esteja se sentindo ousado, a média de preço pra compra), o tipo de propriedade (prefere apartamentos ou casa?).
3 - neighborhood housing

—————————————————
#3 – School
Para quem esta vindo com seus filhotes, é interessante usar esse filtro. Você escolhe o tipo de escola (pública ou privada) e a língua.
4 - neighborhood schools

—————————————————
#4 – Getting Around
IMPORTANTE PARA A SANIDADE MENTAL DE VOCÊS. Haha Escolha o quão importante estes itens são pra você: proximidade do centro, proximidade de amenidades, e tipo de transporte público!
5 - neighborhood transportation

—————————————————
#5 – Neighbors
Básico né gente. Quem é solteiro vai querer morar perto de outros solteiros, famílias vão querer mais famílias por perto. Particularmente, prefiro nao atrapalhar famílias com crianças com meus esquentas levemente barulhentos. Melhor não, né?

6 - neighborhood neighbors
—————————————————
#6 – Neighborhood Quality
Last but not least: aqui você escolhe itens que vão determinar a qualidade do bairro em si. Segurança e “mais urbano ou mais suburbano” são até mais universais, mas preste atenção quanto ao nível de homeowners (mais fácil de criar raízes, senso de comunidade, amiguinhos pros filhos, etc) e o quão novas são as propriedades (apartamentos mais antigos dão mais trabalho, e podem aumentar a sua conta de calefação no inverno por não serem bem isolados).

7 - neighborhood quality

—————————————————

Et voilà! Voce já tem por onde comecar a procurar seu futuro ninho. E melhor – do jeitinho que a gente gosta: perto da muvuca, perto de gente como a gente, perto de tudo que você tem e não direito. Quem quiser fazer o teste e ver quais são os seus bairros, dá uma olhada no site da Navut e partiu aprender mais sobre a cidade. :)

Todos prontos pra encontrar os futuros cenários hipsters do seu instagram?

See you there, Neighborhood Finding Bitches!

Anúncios

2 comentários sobre “Moving Day Canada Part 1 | Começando pelo começo – em que área voce quer morar?

  1. Jess, descobri seu blog recentemente e amei. Estou impressionada como você é uma excelente pesquisadora, eu me considerava boa, pesquisei 1500 coisas para minha futura vida em Montreal, mas tenho que admitir que vocé é a melhor. Thank you, merci, obrigada!

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s