Jess in Montréal | FAQ #01

É impressionante a quantidade de emails e mensagens que eu tenho recebido depois de outubro do ano passado.
Dilma, a senhora é destruidora mesmo em?

E com essa nova leva de visualizações, veio também uma não tão nova leva de perguntas, tanto de leitores quanto de amigos, conhecidos e agregados. Para esclarecer alguns pontos principais e substituir essas mentes cheias de dúvidas por corações recheados de Maple Syrup, vamos ao TOP 03 de perguntas mais frequentes!
———————————————————————————————————————–

#01 – Como está o seu processo de imigração? 

Um passaporte um tanto quanto festivo.

Um passaporte um tanto quanto festivo.

Talvez seja a minha paixão avassaladora por essa cidade gracinha que faça parecer isso, mas eu ainda não estou em processo de imigração. Ainda :} Ano passado eu vim com o famoso visto Off Campus, que permitia alunos de escolas de línguas trabalharem pelo mesmo período em que iriam estudar (3 meses de estudo te dariam mais 3 meses de direito à trabalho). Infelizmente, esse visto não existe mais, de acordo com as mudanças feitas em Junho do ano passado :(. Eu voltei através da AIESEC, que é uma organização não governamental que permite você trabalhar em outros países temporariamente. Uma boa alternativa para quem tem menos de 30 anos (que é um dos requisitos). Fiquei sete meses ano passado e fico um ano e meio dessa vez. E sim, vou correr atrás de imigração durante este período. Sim, vai ter post à rodo sobre o assunto.

As empresas que eu usei para fazer o visto foram a INFOVISTOS e a SCHULTZ. A Infovistos é boa, mas só se você for fazer um visto bem comum. Da segunda vez foram mega desatenciosos, e mesmo eu pedindo para que eles verificassem como fazer o visto da segunda vez (pela AIESEC existem várias isenções) eles não deram a mínima bola. Nem se deram o trabalho de verificar. Fiquei bem decepcionada! A Shultz foi o contrário, super atenciosos e deu pra ver que eles conhecem bem o sistema de vistos.

———————————————————————————————————————–

#02 – Como é o mercado publicitário no Canadá?

Canada-Work

Apesar de ter escrito esse post sobre, sei que tem muito mais detalhes para serem abordados. E amigos publicitários,  eu sinto a sua dor. O país não tá numa fase boa, nossa área é frustrante, nossa rotina cansativa, nossos salários baixos. E uma hora a gente cansa de afogar as mágoas com aqueles dois ou três colegas de trabalho igualmente chateados  naquele boteco de sempre que é o “mais perto da agência e tem cerveja barata”. A gente cansa do estrelismo, das injustiças, dos egos.  E é por isso que vou dedicar alguns posts mais completos, incluindo entrevistas com pessoas da área. Quero passar por todas as áreas, se possível, falar com publicitários brasileiros que conseguiram se instalar. Tudo pra vocês terem um ótimo panorama pra que consigam se decidir e construir mentalmente seu discurso de demissão com tudo o que você merece esfregar na cara daquele diretor sem noção. <3 Calma tá? A gente vai passar por isso juntos.

———————————————————————————————————————–

#03 – Quanto que eu vou gastar por mês? Qual o custo de vida em Montréal?

Gosto <3

Gosto <3

Eu fiz uma série de posts sobre isso no começo do blog. Vale a pena ler de novo:
Calculando seus futuros gastos com ALIMENTAÇÃO
Calculando seus futuros gastos com INTERNET, TV, TELEFONE, CELULAR
Calculando seus futuros gastos com TRANSPORTE
Calculando seus futuros gastos com ELETRICIDADE E ÁGUA
Calculando seus futuros gastos com ALUGUEL

Mas para terem uma noção mais fácil, segundo a minha experiência:
$500 (com calefação, água, eletricidade – alguns lugares incluem tudo no valor do aluguel)
$80 metrô e ônibus ilimitado mensal
$60 plano de celular, tudo ilimitado menos internet (1gb/mês)
$200 supermercado (sem zoar muito, cuidando com os preços e comprando inteligente e não no impulso né!)

———————————————————————————————————————–

Gente, tem muitas outras que ainda vão aparecer por aqui, mas nesse meio tempo, gostaria de saber de vocês: sobre o quê vocês gostariam de ler? Quais as dúvidas que só falando com um nativo você se sentiria informado de verdade?

Deixe nos comentários, aqui ou no Facebook, que a gente vai vendo item por item :)

See you there, Curious Bitches <3

Anúncios

Um comentário sobre “Jess in Montréal | FAQ #01

  1. Olá Jessica, como vai?
    eu sou um leitor recente no seu blog, tenho 22 anos, sou formando e finalizando uma pós graduação na área técnica (Mecatronica Industrial / Automação e Controle Industrial) e de uns tempos pra cá me peguei pensando em como é dificil (financeiramente) construir uma boa estrutura de vida aqui no Brasil, e o Canadá me chamou muito a atenção.. Então primeiramente, gostei muito do blog, da escrita e da noção que você tem para se expressar, o blog é muito prático e de facil entendimento. Em segundo lugar, voce citou “coisas que a gente gostaria de saber”, bom, acho que eu gostaria saber da parte da cultura dos sports, voce ja foi em algum jogo de hockey? baseball? esportes que não sao comuns/populares no Brasil, e que sejam ai..
    Acho que é isso, obrigado e até mais :)

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s