Chabanel – A área secreta de compras em Montréal

Sim, meus queridos brotinhos, vocês leram corretamente.

Montréal não para de nos surpreender com uma delícia diferente a cada enter que eu dou no Google, e hoje é a vez do nosso futuro chamego – Chabanel, a área secreta de compras!
Acontece que aqui a gente adora um muquifo escondido que só os entendidos conhecem, mas não gostamos de segredos não é mesmo? Por isso hoje vamos fazer esse segredo ficar um pouco menos secreto e os nossos bolsos um pouco menos vazios! :}

Pra começo de conversa, a Chabanel é uma rua onde são vendidas roupas direto de fábrica, numa espécie de atacadão delicioso onde os preços, rezam as lendas urbanas, são BEM baratos. Não encontrei maiores referências de valores, quem for dar um rolezinho por lá conta das pechinchas nos comentários pfvr. <3 Mas claro que devem ser super bons, por ser direto de fábrica e tal.  O conceito me lembra um pouco uma 25 de Março da nossa amada São Paulo!

Ela fica em uma área distante do centro e das rotas turísticas dos meros mortais – mas não longe o suficiente das minhas sagazes pesquisas, muahaha. Vamos aprender a renovar o guarda roupa de uma forma menos dolorosa?


Na rua Chabanel você vai encontrar algo como se fosse um aglomerado de prédios comerciais, onde cada prédio comporta um tanto de lojas. As lojas abrem ao público em geral nos sábados das 9:00 às 13:00, mas algumas que abrem durante a semana em horários diferenciados.

As lojas variam muito entre elas, tem loja de criança (mamães, essa é a pra vocês!), pra homens, mulheres, lojas mais voltadas pra ternos, lingerie, outras mais pra sapatos, roupas de inverno, e assim vai. Tem absolutamente de tudo galera! Não é só para as donzelas não, tem lojas exclusivamente masculinas lá também. Cabra macho não fica de fora no nosso blog <3

O curioso dessa área é que quanto maior o número do endereço do prédio, mais caras e mais estilosas são as roupas! O primeiro prédio é na 99 Chabanel, e o número vai subindo até o último prédio, na 555 Chabanel. Nos prédios do começo da rua, você vai encontrar lojas mais simples, montes de roupas em cestos, uma coisa bem brechó mesmo. Já nas últimas lojas da rua, são vendidas roupas mais de grife, de estilistas, etc.
Ou seja, é como se a rua fosse uma enorme régua de pobreza: você começa a andar pelo lado pobre da rua e para quando chegar no limite da sua carteira. ACHEI DEMOCRÁTICO. CADA UM COM SEU ORÇAMENTO NÉ?

     

——————————————————————————————————————————————————————————————————————————————–

DICAS PARA ARRASAR NA CHANEL CHABANEL

$ Tragam dinheiro fofinhos. Eles em geral não aceitam cartão ou outras formas de pagamento a não ser CASH. E não tem essa de devolução também!

$ A minha sugestão é ir com uma legging e uma regata por baixo no caso das meninas, ou uma outra opção que facilite a prova das roupas. O mesmo se aplica aos rapazes, apesar de que pra eles é mais fácil ficar assim desnudo em público né! haha Muitas das lojas não tem provador (pode ser que tenha um banheiro, uma cortininha, mas muitas não tem nem isso) e muito provavelmente você tenha que provar as roupas meio que por cima da sua mesmo.

$ Dê uma olhada nos flyers que são distribuídos nos lobbies ou colados nas portas e paredes. Eles indicam os horários de funcionamento de cada andar, e assim você vai saber melhor quando poderá voltar nas suas lojas preferidas. Não fique com vergonha de perguntar pras pessoas ou até em uma loja o que mais tá aberto caso você vá num dia de semana, normalmente as lojas recomendam umas às outras.

$ Pegue o elevador até o último andar e vá descendo de escada. O lugar é uma senhora muvuca, e os elevadores estão sempre congestionados.

$ Os preços podem não estar escritos nas etiquetas ou escritos à mão. Prepare-se pra negociar, especialmente se você estiver comprando mais de uma peça! Se você for uma pamonha como eu e é do tipo que não consegue nem convencer os amigos a comprar a sua rifa, não se preocupe, os preços são bons o suficiente pra você nem precisar barganhar.

$ Dê uma olhada geral na loja antes de passar o pente fino. Partes de um terno, por exemplo, podem estar separadas. Tome cuidado para comprar estas partes separadas do mesmo lote de tingimento.

$ Não acredite muito nos tamanhos indicados nas etiquetas, muitas vezes ela está errada. É melhor ir no olhômetro e se possível, prove TUDO antes de comprar.

$ Muitas das roupas do atacadão podem ser aquelas que vieram com um mini defeitinho, uma linha solta, etc. Não precisa rejeitar a peça logo de cara, mesmo com o preço do reparo as roupas normalmente ainda valem muito a pena, porém fique atento aos erros de corte, gola desalinhada, esse tipo de coisa.

$ Gostou, levou. É tipo gincana, ou você leva ou não vai encontrar aquela peça de novo.

$ Nada abre durante os meses de julho e janeiro!

Para saber como chegar lá da sua localização, você pode ligar para o 514. 288.6286, o serviço de informações bilíngue de transporte público deles.

——————————————————————————————————————————————————–

Essas dicas eu encontrei no Smart Shopping Montréal, um livro feito por uma colunista do Montréal Gazette sobre como e onde comprar coisas baratas em Montréal. É tipo um guia uma bíblia com todas as lojas mais em conta de acordo com o tipo de coisa que você quer comprar. Tem dicas de loja desde decoração e tapeçaria até roupas normais e artigos infantis. Quem quiser é só dar uma olhada no E-Book que eu encontrei (a palavra do post de hoje é: sagacidade) e na página 53 vocês podem encontrar a parte onde ela descreve a Chabanel. Na página 54 começa a lista de lojas por prédio com uma breve descrição do tipo da loja (de sapatos, de cachecóis, ternos, etc) então quem estiver pretendendo ir mesmo pode já anotar num papelzinho onde ir pra não perder tempo nas outras!

PRA QUÊ CHANEL QUANDO SE TEM CHABANEL EM GENTE?
Eu sinceramente não sei.

See you there, smart shopping Bitches!

Anúncios

6 comentários sobre “Chabanel – A área secreta de compras em Montréal

  1. Lindinha! Estou indo pra Montréal em maio estudar francês e você tem me dado dicas ótimas!!!!
    Vou aguardar com o coração na mão suas dicas sobre estudo no Québec. Ano que vem quero ir fazer College aí e estou em dúvida entre Montréal e Toronto. Beijos e obrigada por tudo!

  2. Oi, Jess, tudo bem?
    Eu adoro seu blog e todas as dicas que vejo aqui. Já estive em Montreal duas vezes e me apaixonei pela cidade e estou seriamente considerando fazer universidade lá.
    Encontro bastante informação sobre o resto do Canadá, mas pouca coisa sobre o Quebec. Já esclareci algumas coisas, como ter que fazer college pre-university antes de ir para a universidade propriamente dita e tal. Mas eu gostaria de te pedir, se possível, que você faça um post sobre o assunto. Bolsas para estudantes, gastos, opções de escolas, exigências para imigrar… Seria de muita ajuda!
    Beijos

    • Aline,

      Seu pedido é uma ordem!
      NEM PRECISOU ESFREGAR LÂMPADA MÁGICA EM? hahaha eu já estava mesmo pretendendo procurar como funcionavam as universidades, e encontrei bastante coisa sobre imigração durante as pesquisas :) pode deixar que já deixei anotado aqui nos rascunhos!

      Inclusive o nosso colunista querido e sumido, Davi, fez faculdade lá! Ele estava mesmo me perguntando sobre o que ele deveria escrever agora. :)

      Obrigada pela dica de post gata!
      <3

      Beijos and stay canadian!

  3. Olá Jess, tudo bem?
    Tô conhecendo seu blog hoje. Muito legal! Adorei as dicas de compras. Vou ver se em breve passo para conferir essas lojas hehehe. Moro há 5 meses no Canadá e ainda estou descobrindo a bela cidade.
    Ah, também sou blogueira. Se der passe para me visitar no Sala da Nanda ;)
    Beijos

    • Nanda, que gracinha o seu blog!

      Com certeza vou usar ele de referência na hora de decorar meu apartamento canadense *-*

      Muito obrigaaada! Essa dica do Chabanel me matou também, to louca pra ir e fazer a louca das compras :} ahahaha!

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s