MERCADO PUBLICITÁRIO NO CANADÁ – Como começar a sua saga.

Bom, meu povo, esse post foi feito porque eu senti muita falta desse tipo de conteúdo na internet. Cadê esses publicitários brasileiros que vão pro Canadá e somem? Gente, EU IMPLORO, SENSO DE COMUNIDADE! hahaha

Durante essas pesquisas todas achei curiosamente muito difícil encontrar dicas de publicitário pra publicitário, então resolvi postar aqui o que eu encontrei de útil até agora. Chega de mesquinharia nesse advertising world né meus queridos ratos de agência? Vamos compartilhar que todo mundo ganha mais <3

As dicas vão servir mais pra quem for do ramo, mas você pode adaptar pra sua área na medida do possível. :]

————————————————————————————————————————————————-
NERD ALERT

1. Para início de conversa, vale entender a história do país. Não precisa virar PhD, mas ter uma noção é muito importante para entender a realidade deles, principalmente pro povo de Quebec – o berço dourado do Recalque, haha. Tudo deles é diferente, eles mesmos se consideram melhores  diferentes de todo o resto do país e pelo menos metade acha que deveriam ser um país separado do Canadá. É, galera, é o auge do beijinho no ombro. Logo, dão muito valor à sua história, e sentem que os estrangeiros devem saber tanto quanto eles. Eu comecei a ler em sites mesmo, ainda não comprei nenhum livro, mas provavelmente vai ser a minha leitura de avião. :)

——————————————————————————————————————————————————————
GUYS, CAN SOMEBODY HELP ME?

2. Procure grupos no facebook, tanto de brasileiros na cidade onde você vai morar quanto grupos mais internacionais da sua área de atuação. Pergunte se tem alguém da sua área por lá, é o momento de fazer alguns primeiros contatos e tirar dúvidas.

Eu fiz isso, perguntei se havia algum publicitário em um dos meus grupos de planejamento e admito que não tinha muita esperança. :( Mas, porque o Deus Alado do Planejamento permitiu, acabei sendo respondida por um publicitário querido de Toronto, que não só também é planner (!!!) como co-fundador do Grupo de Planejamento do Canadá (!!!!!!) e, como se não fosse suficiente, brasileiro (!!!!!!!!!!!!!). Me deu várias dicas e também um bom panorama do mercado publicitário canadense (aguardem os próximos posts), além de pacientemente me responder todas as minhas perguntas. Gente, não tem nada mais lindo que brasileiro ajudando brasileiro :~. Também vale procurar o grupo da sua escola de línguas, no meu caso, a ILSC. :]
No caso quem for criativo, atendimento, mídia,  gerente de projeto, talvez seja mais interessante encontrar um grupo específico!

Brasileiros em Montréal
Brasileiros em Montréal (2)
Account Planning
ILSC Montréal

————————————————————————————————————————————————————-
TRUST ME, I’M A PLANNER

3. Procure cobrir o gap cultural. É muito importante estar a par do momento em que o país do seu destino se encontra e principalmente saber como está o mercado. Que tipo de propaganda eles tem feito? Qual o apelo que é mais usado? Quais as tendências, quais as características do consumo? Eu tenho tentado desenvolver essa visão crítica para entender as diferenças entre o mercado publicitário canadense e o brasileiro. Para a minha área especificamente, que é planejamento, isso é muito importante. Como os canadenses vão confiar nos seus insights e na sua estratégia se você mal sabe como eles se comportam, como reagem? Minha única visão da reação deles é um belo tapa de luva de hockey na sua cara, amiguinhos. Então, para conservar estes rostinhos intactos, o querido publicitário de Toronto recomenda:

Account Planning Group of Canada
Marketing CA
Strategy Online CA
The Ad Buzz
The Globe Mail (maior jornal canadense)
The Montreal Gazette (principal jornal de Montréal)
CBC (ótimos podcasts sobre vários assuntos)
Consumerology (tendêncas de consumo no território canadense)
Hilton Barbour (blog de profissional da área)
John Krissilas (outro blog de profissional da área)

———————————————————————————————————————————————————–
OFF TO SCHOOL, EH?

4. Não tem muito como fugir: o mercado é diferente, e as estratégias também. Não parei para ver os cursos de universidade, MBA, etc, porque sei que são absurdamente caros especialmente para quem não é canadense ou residente permanente :/ (pretendo pesquisar melhor sobre possíveis bolsas, mas isso é matéria para outro post).  Eu também não queria nada muito demorado nem muito caro (eu sou publicitária né gente, SEM MAIS.), então encontrei alguns institutos que oferecem cursos com custos mais brandos e amigos do bolso publicitário que todos nós conhecemos e nem sempre amamos:

Interactive Advertising Bureau of Canada (cursos curtos, de um ou mais dias, os preços variam entre $500 e $1000 aproximadamente)
Canadian Marketing Association (cursos mais longos, de 2 a 4 meses, os preços ficam em aproximadamente $3000)
Institute of Communication Agencies (cursos de algumas semanas, aproximadamente entre $1000 e $2000)

Vale ver também o calendário de eventos e palestras deles. Networking é networking né meu povo?
—————————————————————————————————————————————————————-
COFFEE FOR TWO, PLEASE!

5. Deixe seu linkedin bonito, cheiroso e aconchegante. Lá, diferente do Brasil, o povo não esnoba e geralmente aceita te encontrar para uma conversa informal em algum café – independente de ser assistente ou vice presidente. Eu ainda estou nessa fase, porque não tinha feito ainda meu Linkedin. NÃO, EU NÃO TINHA. NÃO ME JULGUEM. :~ hahaha. Assim que aportar em terras nevadas, provavelmente vou identificar pessoas chaves da minha área e convidá-las para tomar um café, conversar sobre o mercado, fazer contatos e jogar na mão dos cosmos né meu povo. Luck is when preparation meets opportunity!

—————————————————————————————————————————————————————

Gente, é isso que eu tenho feito. FORA estes estudinhos, ainda fiz uma lista de 62 agências de Montréal com os respectivos endereços e contatos diretos do RH, porque eu sou uma research freak assumida e neurótica. HAHA

Quem for da área e quiser dar uma olhada nas agências, entra na Montreal AD, eles tem bastante informação sobre cada agência, número de funcionários, em alguns casos cases e prêmios. E quem quiser a lista é só pedir :) ela é muito longa pra postar aqui! (talvez em outro post, pensando bem).

Se algum publicitário futuramente canadense estiver lendo isso, manda um sinal de fumaça que a gente se ajuda.

Agradecimentos especiais ao Roberto de Lucena Faria, que foi tão paciente em me dar todas estas dicas. :)

See you there, advertising Bitches!

Anúncios

30 comentários sobre “MERCADO PUBLICITÁRIO NO CANADÁ – Como começar a sua saga.

  1. Hi!
    Eu e meu namorado somos publicitários/diretores de arte, e futuros canadenses XD!
    Tudo dando certo ano que vem vamos para vancouver.
    Teria contatos do linkedin que pudessem nos ajudar sobre como é o mercado de trabalho? (já li seu post, que foi bem útil por sinal, mas digo se conhec algm mais especifico da minha área que pudesse dar dicas)

    muito obrigada =D! se puder adicionar meu contato tá aqui: linkedin.com/in/gisele-martins-galdin

  2. Bom dia Jess, sei que o post já é bem antigo, mas se você ainda estiver por aqui, me dá um help, please! Eu e meu namorado estamos estudando a possibilidade de morar no Canadá. Ele e publicitário. Você ainda tem o contato do publicitário de Toronto que te ajudou, seria de muita ajuda. Oobrigada!

  3. Parabéns pelo post.
    Sou profissional de comunicação e Marketing no Brasil e morei no Canadá entre 2010 e 2012 – Calagary / Alberta. Cheguei a estudar Marketing Digital na Calgary University mas nunca cheguei a trabalhar na área no Canadá.
    A dica que eu dou para quem está indo é: 1- você tem que ser bom no idioma, caso não, sem chances. 2- leve grana. As vezes é melhor trabalhar uns 4 meses por quase nada de $ mas ter experiência local.

  4. Oi Jessi, tudo bem?

    Adorei o post!
    Sou casada, tenho 3 filhas e um cachorro e neste momento estamos estudando a possibilidade de ir embora para o Canadá.
    Tanto eu quanto meu marido trabalhamos com publicidade, ele é fotógrafo e eu sou produtora executiva.
    Queremos muito saber sobre o mercado de trabalho para essa área em Toronto, e como você mesmo escreveu é muito vaga as informações na internet (vou seguir seus conselhos).

    A principio ele vai no meio de 2016 fazer um curso de inglês e ver como é a cidade, também tentar conhecer algumas pessoas para ver se cosmos ajuda a gente também…rsrs

    Vai ser legal ter seu contato, quem sabe um café.

    Beijos e valeu pelas dicas.

    • Oi Prii :) Olha não sou taaao familiarizada nessa área mas com certeza tem espaço! Fala pra ele procurar grupos no facebook e linkedin, pra entrar no grupo de brasileiros em montreal e perguntar se tem algum fotógrafo pra trocar idéias :)

      On Thursday, 24 December 2015, Jess in Montréal wrote:

      >

      • Boa noite, parabéns pela nobre iniciativa, a união de todos os brasileiros em ter o compromisso de ajudar uns aos outros nós vamos criar novas oportunidades e fortalecer essa legião de comunicadores. Segue meu contato@ideiacomvisual.com quero receber informações e manter contato com vcs. Eu pretendo prestar serviço para os publicitários que estão no Canadá e quem sabe criar uma nova oportunade de intercâmbio.

  5. Olá Jessi!
    Estou indo estudar francês no Canadá daqui 1 mês, mas ano que vem eu pretendo ir pra morar…
    Sou formada em Marketing, você mora onde no canadá? Será que enquanto eu estiver ai a gente pode tomar aquele café e conversar sobre o mercado da comunicação ai? Vou ficar aproximadamente 3 meses em Montreal. Manda um email para a gente conversar haha (=
    Adorei seu blog! Está super de parabéns!
    Beijos
    Vih

    • Olá Flávio bacana… eu estou no 6 período de publicidade… estou querendo ir para o CANADA… o governo disponibiliza bolsas de estudos, queria saber se ja está no CANADA? se está atuando na área…

  6. Pingback: MERCADO PUBLICITÁRIO NO CANADÁ | Roteiro de job hunt e lista de agências de publicidade em Montréal | Jess in Montréal

  7. Ola Jess, tudo bem? Eu moro em Montreal ha 1 ano e meio, tenho 10 anos de experiencia no Brasil e ainda nao me recoloquei no mercado. Todas as vagas pedem “maitrise” tanto do frances quanto do ingles…meu frances eh bom, mas o ingles ainda estou estudando para melhorar. Enfim, se por acaso voce souber de alguma oportunidade na area de marketing ou comunicacao, vc poderia divulgar? Obrigada e boa sorte! =o)

    PS – o teclado que estou usando agora nao tem acento e isso me incomoda bastante, hehehe.

  8. Oi, Jess! Sou diretora de arte e iniciando as pesquisas sobre o Canadá. Um casal de amigos vai em 2 meses e nos incentivou bastante. To super interessada nessa listinha das agências! Pode me passar? Lh.bruna@gmail.com tks!!!!! :)

  9. Que bacana suas dicas ! Meu irmão está indo para o Canadá ! Futuramente não muito distante (Kkkk) eu e meu marido que é Publicitario queremos ir também !!! Li para ele todas as sua dicas e ele ficou ainda mais empolgado. Vc pode me encaminhar a lista de agências? Qual é a média salarial de um publicitário?
    Super bjo

  10. Pingback: Jess in Montréal | FAQ #01 | Jess in Montréal

  11. Oi, Jezz, tudo bem? Posso tirar uma dúvida contigo? Bom, minha filha quer fazer Advertising no CA e procurando o curso em cada College eu achei o da Centennial (muito bom pois tem intership de 4 meses em alguma agência publicitária (não é co-op…)). Mas, aí bate aquela indecisão, porque a Humber tem mais nome… Ah, tbém achei o curso da Loyalist bem “aprenda fazendo” e por aí vai … Então por acaso você sabe qual seria o melhor College para Advertising em Ontario? Vou ficar super grata de ouvir (ops..ler…) a sua opinião…Obrigada desde já, Monica

  12. Parabéns pelo post JESS, eu também sentia falta de informação da área. Vou pra Montreal dia 23 de maio de 2014. Guarda meu contato, assim a gente vai formando “aquela” rede de publicitários que se ajudam, que você comentou. Ah, você pode me enviar a lista? Abraço e boa sorte.

  13. Olá! Valeu pela resposta! Tenho a intenção de sair do país em breve, o Canadá me pareceu um bom mercado para começar. Me diz uma coisa, se você estiver empregada, a empresa pode te conceder um visto permanente de trabalho, caso ela queira continuar com você? Pergunto isso pois a minha intenção era sair e nunca mais voltar! haha

    • Pode sim, Pietro! Inclusive é o jeito mais fácil de fazer isso! Digo fácil porque você tem o apoio da empresa que faz os processos pra você, claro que a papelada sempre será um saco de conseguir. E imagino que pro consulado fica mais fácil tomar a decisão, já que é uma empresa que pediu por você, digamos assim. Compartilho com o seu sentimento, por mim eu nem volto mais hahahaha :)) em breve vou fazer um post mais especifico sobre o mercado!

    • Pietro!
      Estou indo com o visto de estudo e trabalho, não é permanente :) para conseguir o de estudo você precisa fazer o CAQ, que é uma carta de aceitação do Quebec, daí quando recebi a carta levei num despachante que me ajudou com toda a documentação pra aplicar pro visto de estudo e trabalho :) os documentos são bem de boa pra conseguir, alguns formulários preenchidos, uma carta de intenção, extratos de banco, poupança e etc,holerites, carta do banco, carta do trabalho, umas besteiras que são mais chatinhas do que difíceis :)

      • Ola Jessi!
        Sou publicitário também é estou seriamente interessado em ir para o canada com minha esposa. Sei que os tramites de visto para o canada mudaram agora em 2015. No período em que você estava indo o estudante de linguás podia trabalhar? (hoje não pode, apenas estudantes do college); Você ainda tem o contato do despachante que te ajudou com toda a documentação? Obrigado e parabéns telo post, espero que logo esteja chegando ai em Quebec também.

      • Oi Felipe! Eu tinha ido com esse visto que não existe mais :/ voltei com a AIESEC mas vou fazer o processo de imigração assim que eu tiver um tempo pra ver isso :) dá uma olhada no último post, eu respondi sua pergunta lá sobre os despachantes!

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s