CANADIAN FITNESS – Dicas para nāo engordar horrores no seu intercâmbio

Gente, tem como ler sobre os restaurantes, barzinhos e pubs canadenses sem chorar lágrimas de gordura trans?
Impossível.

E é por isso que hoje vamos aprender alguns truques para não virar uma bolota e ter que ficar mirabolando ângulos estratégicos pra tirar uma selfie no instagram. Não, meus bens, esse sofrimento não será necessário com a nossa nova super categoria: Canadian Fitness.

20131220-221101.jpg

Depois de começar com a categoria Turismo Hipster comecei a ficar bastante preocupada com uma coisa que não tinha parado pra pensar ainda: calorias. E com medo de virar mais um caso de “coitada foi pro exterior e engordou 10kg”, recorri à uma das minhas melhores amigas e nutricionista para dicas de como, digamos assim, conter a situação. Porque gente, não tem como fugir. Intercambista se emociona com as comidas novas e engorda mesmo. :(

PORÉM podemos reduzir bastante esse nosso sofrimento incluindo alguns hábitos em nossa linda rotina canadense :)

Vamos então à elas! Nas palavras da nossa nutricionista amiga do intercâmbio Roberta Ostermann :

—————————————————————————————————————————————————————————–
RETENÇÃO DE LÍQUIDO
(Como eu tenho um pouco de problema com isso, ela me passou algumas dicas sobre esse assunto primeiro!)

20131220-222104.jpg

Retenção hídrica está diretamente relacionado à fatores emocionais e ao SÓDIO! Então, seguem dicas básicas pra evitar se sentir uma bolha:

– Não adicionar sal nas preparações fora de casa. As comidas, em todos os lugares já são salgadas o suficiente! E na maioria das vezes já conseguimos suprir a necessidade de sódio só com o que está presente nos alimentos. Então, não pegar o saleiro e ir colocando sal em tudo ajuda muito!

– Alimentos industrializados. Todos, têm muito sódio. Embutidos, enlatados, queijos (quanto mais amarelo pior), vão ajudar a reter água no corpo.

– Cuidado com os refrigerantes zero, chás de lata, suco light. “Ah, legal, não tem caloria”. ENTÃO! O gosto é tudo artificialmente prejudicial, e puro sódio! Não engorda, mas incha!

Chás que são diuréticos e podem ajudar:
1. Chá de hibisco (pra mim, o melhor)
2. Chá branco
3. Chá de cavalinha
4. Chá verde (o que tem melhor efeito protetor pra saúde)
5. Chá de alcachofra (muuuito bom pro fígado!)
6. Chá de oliveira

Todos eles tem propriedades ótimas pro sistema digestivo e fígado, antioxidantes, fontes de vitaminas e minerais, além de serem diuréticos e termogênicos.

Dicas extras:
– Colocar rodelinhas de gengibre natural ou em pó mesmo. Além de melhorar no gosto, auxilia no emagrecimento, na imunidade e fornece energia.
– A canela em pó ou em casca também, auxilia no emagrecimento e na imunidade!

ATENÇÃO
Chás em excesso também podem ser prejudiciais! 3, no máximo 4 xícaras por dia!
Os chás podem ser consumidos até 12 horas depois de preparados, podendo ser quente ou gelado!
O que não pode é esquentar o chá de novo!

Outra coisa que pode ajudar muito é a cafeína. Vocês podem levar em cápsula, que às vezes é mais prático, ou tomar os cafézinhos mesmo. Ajuda a dar energia pra fazer exercício, (xô preguiça) e também é bem diurética! Mas cuidem se sentirem queimação, azia, refluxo. A cafeína é forte e pode provocar gastrite. Qualquer sintoma, parem de tomar e fiquem só no cafezinho matinal!

ATENÇÃO
Tanto a cafeína quanto os chás podem atrapalhar na absorção de alguns micronutrientes importantes (principalmente ferro e cálcio). Então evita tomar próximo as principais refeições!

E, para não desidratar, sempre que fores tomar os chás, lembra de tomar muita água!!!!

—————————————————————————————————————————————————————————–

PARA NÃO ENGORDAR

20131220-221732.jpg

Primeiro, não deixem de comer nada. Aproveitem a oportunidade. No começo todo mundo engorda um pouquinho. Mas vais ter tempo pra recuperar! Experimenta as coisas diferentes, come bebe e faz turismo a pé que tudo vai dar certo!

TENTEM comer de 3 em 3 ou 4 em 4 horas. Isso não é mito ou papo de nutricionista. Ajuda muito! Pra poder comer de tudo um pouco, e não enlouquecer teu metabolismo, é a melhor coisa. Claro, que nem sempre dá. Mas tenta ter comidinhas (leves!) na bolsa/mochila, como castanhas, frutas secas, sementes, coisas pequenas e práticas!

Levar fonte de fibras, ou a própria fibra solúvel pra adicionar nas refeições é uma boa. Não sei como é a refeição de lá, mas na maioria dos lugares, não se tem hábitos de comer alimentos fontes nas refeições (integrais, leguminosas, essas coisas). A fibra vai te ajudar a não absorver tanta gordura, a regular tua digestão e manter teu índice glicêmico (retarda a fome!).

Por exemplo, em uma pratada de macarrão, uma pizza, um pão branco com queijo e manteiga, vocês podem acrescentar um pouquinho dessa farinha, pra tu não se empanturrar e daqui 2 horas estar com fome de novo. Dá pra levar um potinho ou uma garrafinha pequena na bolsa com isso, no caso. ÓBVIO que sempre que der, usa e abusa das fibras naturais, saladas e frutas também. Mas ter essas na bolsa vai ajudar! Exemplos: farinha de berinjela, farinha de linhaça, farelo de aveia, amaranto.

É bom ir numa lojinha de produtos naturais e ver o que vocês gostam! A Farinha de linhaça é uma boa opção porque não tem gosto, porém comprar ela triturada não tem muito sentido porque oxida, terias que triturar na hora, ai fica complicado. As gorduras boas também ajudam – azeite de oliva, a linhaça, ômega 3 (se quiserem podem comprar lá em cápsula), castanhas e amêndoas (cuidado com essas! São saudáveis mas bem calóricas! A quantidade diária é pouca mesmo! – 2 castanhas do Pará, 5 de caju, até 10 amêndoas), ajudam a eliminar gorduras também!

Nos dias de jantas gostosas, tentar marcar mais cedo também vai ajudar teu corpinho na digestão. Esse papo de ‘não jantar emagrece’ é mentira. PORÉM, refeições pesadas tarde da noite, antes de dormir, aí complica sim, porque teu corpo já não está no ‘pique’ pra metabolizar tudo aquilo! Jantar as 7, 8 da noite por exemplo, vais ter mais tempo pra fazer a digestão, provavelmente vais demorar pra dormir e teu corpo ainda vai estar agitado. Se bater a fominha, come uma coisa leve só antes de dormir!

E Lembre-se, ÁGUA, ÁGUA, MUITA ÁGUA sempre!!

————————————————————————————————————————————————————————————

Aí sim, em meu povo? Eu vou comprar um potinho bem hipster pras minhas macumbinhas do emagrecimento :D Obrigada Beta, nossa mais nova colaboradora! O Jess in Montréal precisava mesmo de uma nutricionista!

Claro gente, sem a ilusão de que ninguém vai agregar alguns quilinhos extras ao seu camarote, mas o que der para fazermos para evitar stress, tá valendo né?

Rugas no Canadá só se for pra reclamar da ressaca em algum Tim Horton’s <3

See you there, skinny bitches!

Anúncios

3 comentários sobre “CANADIAN FITNESS – Dicas para nāo engordar horrores no seu intercâmbio

  1. Cara, QUE QUERIDAS hahaha gente, fiz o post de ontem só porque vocês sentiram minha falta <3 hihihi

    Eliz, me conte depois o que mais você faz que eu to bem neurótica já haha

    Rafa, graças a Deus to viva e bem longe dessa neve sinistra que tá rolando! :) UFA! :)

    Beijo suaslinda

  2. Jessssssss
    Vc chegou? Cadê as notícias??
    Vc ta se escondendo do frio, que não dá notícias? Ou foi levada por alguma rafele de vent?
    Seus leitores estão preocupados!!
    Bjoo

  3. Hey Jess já chegou em Montreal? Boas dicas, eu to correndo todo dia uns 40min para não engordar e preparando minhas proprias refeiçoes!
    ate mais e boa sorte ai no frio!

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s