INVERNO NO CANADÁ – É tão frio assim?

Enquanto todos os outros brasileiros estão preocupados com a anual caça ao biquini ideal e as rotas menos congestionadas para as praias tupiniquins, nós, futuros montrealenses, sofremos com o que nos aguarda do outro lado do hemisfério.


A gente até pensa na neve com carinho, provavelmente com alguma referência de filme natalino, onde uma criança brinca de fazer anjinho, um casal apaixonado brinca de fazer um boneco de neve, aquela coisa, mas ninguém escapa dos comentários dos que recém recebem a notícia da viagem:

“Canadá? NOSSA, MAS FAZ -40 GRAUS LÁ, VOCÊ SABE NÉ? TÁ PREPARADO PRA ESSE FRIO DOZINFERNOS?”

Claro que a resposta padrão seria “LÓGICO QUE EU ESTOU PREPARADO, EU LEIO O JESSINMONTREAL <3” né? NÉ? Haaaaahaha

Brincadeirinhas a parte, não tem como não se perguntar, será que eu vou sobreviver ao inverno canadense? Vou conhecer uma cidade fantasma invadida por lotes de neve? Vou poder usar meu cachecol xadrez com aquele look que eu vi no pinterest sem virar um picolé hipster?


Como eu ouvi muitos boatos de temperaturas absurdamente frias, resolvi dar uma pesquisada sobre o assunto. E claro que aqui a gente vai direto na fonte né meu povo? Então antes de surtar com os comentários da tia que foi pra lá na década de 90 ou com as histórias da prima do pai do seu amigo, dê uma olhada no Climate Weather – Montréal. Ele é um site governamental canadense que possui uma compilação de todas as temperaturas registradas nas províncias, o que nos dá um bom parâmetro! Vamos ver como foi o inverno passado  EM MONTRÉAL para termos uma noção:

OUT/12 Máxima Mínima
Média 15.0 6.6
Extremos 21.5 -3.0
NOV/12 Máxima Mínima
Média 5.1 -4.0
Extremos 18.8 -14.2
DEZ/12 Máxima Mínima
Média -0.1 -6.9
Extremos 12.8 -16.0
JAN/13 Máxima Mínima
Média -3.3 -12.8
Extremos 9.5 -27.3
FEV/13 Máxima Mínima
Média -3.5 -10.3
Extremos 3.5 -21.0
MAR/13 Máxima Mínima
Média 2.9 -4.0
Extremos 11.9 -12.9
 ABR/13 Máxima Mínima
Média 11.0 1.0
Extremos 22.1 -6.7

A verdade, amiguinhos, é que tem dias que realmente chega a essas temperaturas extremas, como os famosos -35c / -40c. Mas geralmente é UM ou DOIS dias no meio do inverno inteiro. Isso que no inverno passado, como podemos ver, nenhum dia chegou a -30, a temperatura mais baixa foi -27. Em geral, o inverno no Canadá é FRIO, mas um frio meio normal. É que claro, é diferente do que a gente tá acostumado :) A partir de abril você já vai até sentir um calorzinho de 20 graus e daí pra frente pode esperar dias com aquele calor de até 30 graus a lá Rio de Janeiro.

Para quem está quase indo ou acabou de chegar na cidade, é bom dar uma olhadinha e depois até salvar esse site de previsão do tempo. Ele também é governamental e confiável (:

Pra quem quiser sambar na cara do inverno canadense e sair de casa com o look sempre em dia, aqui no App Brain tem uma lista de aplicativos de Clima / Tempo.

Todos um pouco mais aliviados e contentes?
 See you there, Frozen Bitches!

Anúncios

Um comentário sobre “INVERNO NO CANADÁ – É tão frio assim?

  1. Olá pessoal tupiniquins, não se assustem como frio aqui no Canada, é tudo blá blá blá, estou em julho e a temperatura é agradável, mas existe uma cidade subterrânea lindíssima que da pra suportar os -40 negativo do inverno.

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s