CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Transporte

Bonjour –  Hi, queridinhos!

Continuando a nossa saga de simulação de custo de vida, hoje vamos falar de como vamos transportar nossos corpinhos graciosos pela cidade. Vale checar também o post com dicas de aplicativo para transporte em Montréal.

Pra quem está pegando o bonde andando , já aprendemos a calcular custo de eletricidade/luz e  aluguel de apartamentos.

Todos preparados? Bloquinhos e canetas retrô em mãos?

——————————————————————————————————————-
TRANSPORTE

Então, gracinhas e gracinhos. Em Montréal temos vários meios de transporte: trem, metrô, ônibus, bixi bikes, táxi and my personal favourite: limousine. HÁ.

DO AEROPORTO PARA A CIDADE

A boa notícia aqui é que os táxis possuem uma taxa fixa de cerca de $38 do aeroporto pra qualquer lugar da cidade (: você pode também chegar OSTENTANDO RIQUEZA PODER E GLAMOUR de limousine por uma taxa não muito maior que essa: $50. A opção ônibus também está disponível a uma taxa de cerca de $7 até o centro da cidade para quem quer ostentar a humildade.

taxi aeroport

PARA SE LOCOMOVER DENTRO DA CIDADE

Bom, eu acredito que os senhoritos não vão andar de táxi pra lá e pra cá o tempo todo não é mesmo? Caso você seja assim glamouroso favor pular essa parte do post. hahaha

No dia a dia você vai usar 3 tipos de transporte: trem, metrô e ônibus, tendo às vezes que combinar transportes para chegar ao seu destino final. Não é muito diferente de São Paulo, por exemplo. Abaixo, uma lista de preços básicos linkados com a parte do site que te dá maiores explicações quanto à como e onde comprar, validade do ticket e etc.

METRÔ/ÔNIBUS
Ticket para uma viagem – $3
Ticket para duas viagens – $5,50 (custo unitário $2,75)
Ticket para dez viagens – $24,50 (custo unitário $2,45)
Ticket ilimitado para uma noite – $4
Ticket ilimitado para o fim de semana – $12
Ticket ilimitado por 24h – $9
Ticket ilimitado para 3 dias – $18
Ticket ilimitado para uma semana – $23,75
Ticket ilimitado para um mês – $77
Ticket ilimitado para 4 meses – $175

Para checar todos os planos, clique aqui. Eles possuem outros pacotes como “pacote família”, planos para estudantes, corporativos, etc, vale a pena dar uma conferida porque eu coloquei aqui apenas os básicos.

Para escolher o plano que melhor se adequa às suas necessidades, pense na rotina que você vai ter lá. Sua escola é em um bairro onde a média de aluguel é razoável e você pretende morar perto? Talvez comprar o pacote de fim de semana seja mais jogo pra você. Pretende trabalhar em um emprego daqueles que te dá um day off por semana? Calcule seus gastos com 4 tickets ilimitados de 24h prevendo que no seu day off você queira passear.

Eu pessoalmente gostei do ticket ilimitado para 4 meses – fica $43,75 por mês e eu não vou ter que me preocupar com isso. Para mim é interessante porque a minha escola é em Old Port, que é um bairro caro, o que me leva a crer que eu vá morar em um lugar mais barato e não tão longe como Rosemont, Plateau, etc. Ou seja, vou pegar metrô o tempo todo, e como sei que nos primeiros 3 meses não vou poder trabalhar acredito que vou acabar passeando bastante! Sem contar que como imigrante temporária eu provavelmente vou precisar ir volta e meia ao centro resolver alguma papelada. Mas pense na sua rotina, no seu budget, e faça as contas de acordo.

TREM (TRAIN)
Ticket para uma viagem – entre  $3,75 a $9,75 (varia de acordo com a região)
Ticket para 6 viagens – entre $15 a $39 (varia de acordo com a região)
Ticket ilimitado para um mês – entre $74 e $178 (já falei que varia de acordo com a região?)

Neste caso aqui eu acredito que vale mais a pena pegar o combo da alegria.

COMBO DA ALEGRIA – TREM + METRÔ + ÔNIBUS (TRAM)
Olha gente, pra mim essa é a opção dourada. Pega os três principais meios de transporte ilimitados, então não importa aonde você foi parar depois daqueles 15 chopps no  pub, você sempre poderá voltar para casa. Os custos funcionam de acordo com a zona em que você mora, conforme a tabela abaixo! Fica $87 a tarifa normal e $69,50 para estudantes na zona 1 (azul clarinha, bem no meio do mapa). Achei tendência. Mas pode chegar à $239 nas regiões mais afastadas (verdinhas). Apesar de que acredito que nenhum brasileiro vai querer morar assim tão longe do fervo né?

tram
NOTA: Percebam também que ao lado do trem eu coloquei TRAIN e ao lado do combo da alegria eu coloquei TRAM. Isso porque o link para verificar o preço é o mesmo, mas prestem atenção porque são duas colunas diferentes, ok?

ZONE REGULAR STUDENT REDUCED
1   87,00 $   69,50 $   52,00 $
2 102,00 $   81,50 $   61,00 $
3 121,00 $   97,00 $   72,50 $
4 131,00 $ 105,00 $   78,50 $
5 151,00 $ 121,00 $   90,50 $
6 182,00 $ 146,00 $ 109,00 $
7 209,00 $ 167,00 $ 125,00 $
8 239,00 $ 191,00 $ 143,00 $

CARRO
Para quem for fazer A LOUCA e ter um carro lá, vamos à alguns custos aproximados que eu tirei de um blog de um brasileiro residente em Montréal. Mas atenção: eles são apenas aproximados viu? Pode ser que o valor real esteja um pouco mais caro. E o post era de uns 2 anos atrás, então é mais para méritos de referência mesmo. Lembrando que no post sobre média de custo de vida vimos que um carro básico custava cerca de $20.000.

Carteira de Motorista: cerca de $100 por ano.
Emplacamento: $315.15 (outras cidades do Québec $270.15).
Seguro: A partir de $100 por mês (estimativa)
Combustível: Gasolina tem oscilado entre $1.20 e $1.40 por litro. O preço varia diariamente.
Estacionamento: A partir de $3/hora
Revisão do carro: (?) tem que ver issaê.
Financiamento / Aluguel: (?) tem que ver issaê também.

BIXI BIKES
Last but not least, bixi bikes! As bixi bikes são as bicicletas públicas que você pode alugar. Claro que não funcionam no inverno debaixo de mil metros de neve, mas quando o tempo começa a melhorar, você com certeza vai cogitar ir de bixi bike. A parte legal é: você pode usar uma bixi bike de graça para trechos curtos, ela é gratuita na primeira meia hora. Dê uma olhada nos preços e tarifações aqui.

Uso de meia hora – grátis
31 – 45 min – $1,75
61 – 90 min – $3,50
91 – 120 – $7
Uso por um dia – $7
Uso por 72h – $15

Você pode também virar membro e fazer um vale bicicleta e pagar um pouco menos nas tarifas e ter a possibilidade de fazer planos mensais ($31,50) e anuais ($82,50) caso interesse.
——————————————————————————————————————–

Todos anotaram como vão transportar seus corpinhos esbeltos de uma balada à outra? Calcularam tudo bonitinho?
Vamos todos desfilar pela cidade sem maiores furos no bolso?
Assim que eu gosto!
<3

Anúncios

2 comentários sobre “CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Transporte

  1. Pingback: Jess in Montréal | FAQ #01 | Jess in Montréal

  2. Pingback: CUSTO DE VIDA NO CANADÁ E NO MUNDO – Tabela comparativa entre cidades e calculadora salarial | Jess in Montréal

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s