CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Média de aluguel por bairro

Vamos iniciar uma série de posts para ajudar todo mundo a calcular quanto que custará a nossa vidinha montrealense! Começando pelo aluguel (:

Continuem acompanhando que em breve vai sair post sobre conta de luz, água, telefone, e etc!

————————————————————————————————————————–
ALUGUEL

 

Vamos começar pelo começo: não queremos nenhuma gracinha sem teto em Montréal, não é verdade? Apesar de que até a idéia de ser mendiga nesse lugar me passa uma sensação de glamour.

Para começo de conversa, vamos aprender as denominações de um apartamento no Canadá. Lá eles medem os apartamentos por número de cômodos, sendo que o banheiro conta como “meio cômodo”. Então as denominações seriam:

1 e 1/2: a famosa kitnet. Um banheiro e um cômodo onde seria o seu quarto/sala/cozinha.
2 e 1/2: quarto separado, banheiro e uma sala com cozinha acoplada (pode ser uma cozinha americana ou apenas uma cozinha “aberta”).
3 e 1/2: quarto, sala, cozinha separados e um banheiro.
4 e 1/2: dois quartos, sala, cozinha e um banheiro. (Bom para dividir com um amiguinho)
5 e 1/2: três quartos, sala, cozinha e um banheiro. (Bom para dividir com dois amiguinhos)

UPDATE: O nosso amigo Álvaro teve a gentileza de complementar nosso post com algumas informações. ÁLVARO, A GENTE ADORA POSTS COLABORATIVOS, OBRIGADA VIU? Nas palavras dele:

” Convém esclarecer que aqui se distinguem “apê” e “condo”. O condo é o que conhecemos do Brasil, abreviação de condomínio. Cada unidade é propriedade de um indivíduo, que pode morar ou alugar. Se vc for alugar um condo, provavelmente negociará com uma pessoa que é mesmo dona do lugar. No caso do apê, o prédio inteiro pertence à mesma pessoa / empresa, e todas as unidades são para aluguel. Se vc alugar um apê, irá negociar com um representante do proprietário, provavelmente alguém que trabalha na empresa administradora do prédio. O processo pra alugar é o mesmo mas pode haver diferenças no que está incluído, na documentação exigida ou nas condições do contrato. As coisas costumam ser um pouco mais “subjetivas” no caso do condo, mais caso a caso. Conta de luz é um bom exemplo. Em caso de apê a conta de luz costuma ser incluída no preço, já que o consumo costuma ser medido pro prédio inteiro e a administradora repassa um valor médio embutido no preço do aluguel. No caso do condo, é possível que fique a cargo do locatário. E vale lembrar que o maior inimigo da conta de luz é a calefação elétrica. Chega a ser 60% da conta (água quente mais uns 20% e todo o restante fica com os últimos 20%). Se a conta for sua, fique de olho na qualidade do isolamento (janelas principalmente). Unidades de canto, principalmente no térreo ou último andar, tb consomem mais.”

Agora que você já aprendeu sobre as nomenclaturas, vamos às médias de aluguel. Eu tirei esses dados do relatório do  Canada Mortgage and Housing Corporation que saiu em outubro de 2012. Confira o número da zona da tabela com o mapa para ter uma noção de onde é. Não coloquei todos os bairros gente, mas peguei alguns do centro e alguns mais afastados para termos uma noção de preço! Não tem TANTA diferença assim, a diferença maior é a de ser perto ou longe do centro. Claro que é mais uma MÉDIA, você pode encontrar coisas muito mais em conta na vida real ok? Na verdade, o relatório nem separa por bairros exatamente, e sim por “zonas”. Cada zona abrange um ou mais bairros, confira na tabela abaixo!

Mapa de Montréal

ZONA BAIRROS KITNET 1 QTO 2 QTOS 3 QTOS
1 Downtown, Île des Soeur 688 974 1.346 1.497
2 Le Sud-Ouest, Verdun 479 561 655 782
3 La Salle 508 598 685 916
4 Notre-Dame-de-Grâce, Côte-Saint-Luc, Hampstead, Westmont, Montréal-Ouest 530 714 908 1.253
5 Côte-des-Neiges, Mont-Royal, Outremont 531 695 848 1.064
6 Plateau-Mont-Royal 606 747 807 1.166
7 Villeray, Saint-Michel, Parc-Extension 455 532 600 774
9 Rosemont, La-Petite-Patrie 475 555 659 851

Note que: morar sozinho é bacana e tal, mas pode te custar bem mais caro, enquanto dividir com um colega pode fazer com que o seu aluguel crie menos rugas de choro no fim do mês.

NOTE TAMBÉM QUE: Isso tudo aqui é uma média pra gente ter uma NOÇÃO de valores né povo? Podemos encontrar lá coisas mais caras e bem mais baratas – o mundo é e sempre será dos espertos! hahaha segundo nosso comentador B VOX, “um apê desses de 2 dormitórios com uma bela vista, piscina e garagem interna sai em Nov/2013 por volta de $1100. O preço inclui aquecimento e água quente e é bem abaixo dos $1340 da estatística acima de 2012.”. Então vamos celebrar pois existem coisas até bem mais bacanas do que esses números ali! (:

Sempre bom lembrar de considerar coisas como proximidade do metrô (com menos trinta graus eu te garanto que vai ser um fator super relevante), farmácia, supermercado, etc na hora da procura em gente. Procurando bem você encontra um que supra suas necessidades! Claro que só depende da quantidade de chibatas que você vai dar na preguiça quando estiver procurando. :) E lógico, sempre atentos à qualidade do apartamento – eletrônicos muito velhos = conta de luz inimiga.

Outro detalhe é a de que você também pode alugar um QUARTO apenas e não o apartamento inteiro. Lá fora existe muito dessas opções, pelo que eu vi parece que fica super em conta!

Lembrem que vocês podem usar nosso querido PadMapper para dar uma fuçada em aluguéis, ou procurar em um destes sites abaixo.

Craigslist
Louer
Rent Montreal
Room-o-rama (para procurar aluguel de quartos)
Rental Montreal
Kijiji 

Apesar de existirem sites, muitos locatários colocam suas plaquinhas na janela e esperam alguém aparecer mesmo. Quando estiverem lá, é importante escolherem um ou mais bairros (dá para escolher através da tabela desse post, por exemplo, os bairros que tenham uma média de aluguel compatível com o seu orçamento) e darem uma volta por lá com calma procurando essas plaquinhas.

É isso minha gente! Continuem acompanhando que eu vou cobrir todos os gastos básicos (:
Quer saber a média de algum outro bairro que não esteja na lista? Cite o bairro ou o número da zona nos comentários que eu incluo aqui no post! (:

Keep calm and SEE YOU THERE, BITCHES.

Anúncios

10 comentários sobre “CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Média de aluguel por bairro

  1. Pingback: Jess in Montréal | FAQ #01 | Jess in Montréal

  2. Legal o post. Convém esclarecer que aqui se distinguem “apê” e “condo”. O condo é o que conhecemos do Brasil, abreviação de condomínio. Cada unidade é propriedade de um indivíduo, que pode morar ou alugar. Se vc for alugar um condo, provavelmente negociará com uma pessoa que é mesmo dona do lugar. No caso do apê, o prédio inteiro pertence à mesma pessoa / empresa, e todas as unidades são para aluguel. Se vc alugar um apê, irá negociar com um representante do proprietário, provavelmente alguém que trabalha na empresa administradora do prédio. O processo pra alugar é o mesmo mas pode haver diferenças no que está incluído, na documentação exigida ou nas condições do contrato. As coisas costumam ser um pouco mais “subjetivas” no caso do condo, mais caso a caso. Conta de luz é um bom exemplo. Em caso de apê a conta de luz costuma ser incluída no preço, já que o consumo costuma ser medido pro prédio inteiro e a administradora repassa um valor médio embutido no preço do aluguel. No caso do condo, é possível que fique a cargo do locatário. E vale lembrar que o maior inimigo da conta de luz é a calefação elétrica. Chega a ser 60% da conta (água quente mais uns 20% e todo o restante fica com os últimos 20%). Se a conta for sua, fique de olho na qualidade do isolamento (janelas principalmente). Unidades de canto, principalmente no térreo ou último andar, tb consomem mais.

    • Alvaro!

      Aqui a gente ADORA posts colaborativos, e eu já até copiei seu comentário no post porque achei super relevante! Assim todos terão a informação mais completa possível né? (;

      Obrigadão pela dica e continue sempre comentando viu?

  3. Note que o preço do aluguel depende do que está incluso e de detalhes do imóvel. Por exemplo, em Ile-des-soeurs há uma concentração de prédios para alugar aqui que pertencem inteiramente a uma empresa (SMI). Esses prédios não são anunciados em sites genéricos (só no site deles) e talvez o preço deles não aparecem em estatísticas como essa. Um apê desses de 2 dormitórios com uma bela vista, piscina e garagem interna sai em Nov/2013 por volta de $1100. O preço inclui aquecimento e água quente e é bem abaixo dos $1340 da estatística acima de 2012. Misturar IDS com downtown ou westmount com NDG tb faz pouco sentido (são bairros muito diferentes).

    • B VOX, querido, obrigada pelas dicas! Até dei um updatezinho ali pra deixar o povo mais otimista :D o negócio é que como eu não cheguei lá ainda, tirei dados de um relatório. Claro que é mais uma média né, meus gurus montrealenses já comentaram que viram ou moraram em apartamentos bem mais caros ou bem mais baratos que estes valores! é mais para méritos de parâmetro mesmo (; MAS, CONTUDO, adorei saber que existe coisa mais bacana por lá! :D

      Obrigada e comente sempre viu!

    • Rafa

      Fico muito felizzzz, essa é a intenção né?
      Vamos jogar a informação nessa coisa linda chamada internet pra todo mundo ter uma vida mais fácil :}

      Se precisar de alguma coisa, posta nos comments que eu ponho na lista de pesquisa! :)

      KISSES HONEY, AND STAY CANADIAN

      • Boa Tarde,qual a media salarial para funções ,como:garçom,auxiliar de almoxarifado,auxiliar de serviços gerais etc..?

  4. Pingback: CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Transporte | Jess in Montréal

  5. Pingback: CUSTO DE VIDA NO CANADÁ E NO MUNDO – Tabela comparativa entre cidades e calculadora salarial | Jess in Montréal

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s