DICAS DO DAVI – O que que a bandeira de Montréal tem a ver com cerveja verde?

Hey there you Silly Rabbits!

Hoje temos uma novidade ilustre no blog. Estreamos hoje, lindinhas e brotinhos, a categoria “Dicas do Davi” <3 Fiquem atentos quando virem um “Selo Davi de aprovação” pelos próximos posts, é a nossa mais alta marca de garantia.

Davi é o nosso novo amigo, que morou em Montréal por quatro anos e tem sido meu guru de dicas de lugares, cultura, valores e informações mais técnicas. E hoje ele ganhou sua própria coluna para aparecer por aqui de vez em quando!

Imagem ilustrativa representando os confetis de boas vindas sendo jogados por mim na cara do Davi.

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE \o/
Seja bem vindo, Davi!

Nos encha de cultura!

—————————————————————————————————————————————————————————-
SOBRE A BANDEIRA DE MONTRÉAL 

Bem, como cientista político, eu tenho uma paixão louca por bandeiras! E sem dúvida, a de Montreal é uma das mais bonitas e legais que já vi. Como vocês bem sabem, a cidade é francófona, mas tem uma população bem considerável que só fala inglês, enfim. A cidade foi formada por quatro povos, e, a bandeira tem uma flor representando cada um deles.

A primeira é a flor-de-lis – que também aparece na bandeira da província de Quebec. Símbolo da monarquia francesa (pra quem não sabe, antes da Revolução, a bandeira francesa era azul, com 3 flores de lis amarelas). A flor-de-lis era às vezes referida como flor-de-Louis, pois foi Luís VIII da França que começou com essa história.


Em seguida, a rosa vermelha dos Lancaster, representando os ingleses. Pra quem não lembra, a rosa de Lancaster representava a família homônima, enquanto uma rosa branca era o símbolo dos York, na Guerra das (pasmem) Duas Rosas, na Inglaterra do século XV. No final, uma rosa branca circunscrita em uma vermelha representando a casa dos Tudor, dinastia que terminou com a rainha Elizabeth I, que não deixou nenhum descendente direto.

A flor do quadrante inferior esquerdo representa a Escócia e é a Flor do Cardo. Davi, por que Flor do Cardo? Pois bem, a Ordem do Cardo-selvagem é a mais antiga ordem de cavalaria associada à Escócia, e por isso, símbolo nacional do país. Montreal possui várias igrejas anglicanas, legadas da ocupação escocesa. Por fim, não poderia faltar um trevo representando os irlandeses.


Apesar de não ser um símbolo oficial irlandês, o trevo está muito bem representado nas festas de São Patrício por exemplo. Em Montreal, a parada no St. Patrick’s Day é bem comemorada, e é o único dia do ano em que se pode beber (cerveja verde \o/) na rua. Não faltam opções de Irish Pubs em Montreal. Do mais barato e vagabundo, ao mais badalado e caro. Todos com uma coisa em comum: excelente música e cerveja.

———————————————————————————————————————————————————-

Obrigada Davi!
Adorei aprender mais sobre as flores de Montréal!
Mas tenho que admitir que já tenho uma favorita :D

Anúncios

Um comentário sobre “DICAS DO DAVI – O que que a bandeira de Montréal tem a ver com cerveja verde?

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s