CUSTO DE VIDA NO CANADÁ E NO MUNDO – Tabela comparativa entre cidades e calculadora salarial

Acho que as primeiras perguntas que eu me fiz foram essas. Quanto que custa a vida no Canadá? Quanto que se ganha? Qual a média de salário no Canadá? Resumindo: QUAL O NÍVEL DE POBREZA COM A QUAL TEREI QUE LIDAR DURANTE ESSE INTERCÂMBIO?

São perguntas mais que naturais e como tive muito tempo para pesquisar, repasso aqui algumas das ferramentas e dicas que encontrei sobre o assunto para você já saber se vai assistir comédia romântica em casa comendo Häagen Dazs ou o Sorvetes Kaskão canadense.

———————————————————————————————————————————————-

CUSTO DE VIDA


Eu encontrei aqui uma tabela comparativa entre quase todas as cidades do mundo.  Clicando aqui você cai direto na tabela de Montréal, mas quem caiu neste post de gaiato pode clicar aqui e checar a média de custo de vida de qualquer outra cidade do Canadá ou do mundo.

Mas para ter algo mais certo, já que é tudo uma média, eu sugiro você a dar umas belas chibatadas na preguiça e preencher este checklist:
0. Abra uma planilha e entitule de “Obrigada Jéssica por me dar tantas dicas maneiras”.
1. Faça uma simulação de compras de supermercado em algum supermercado online da sua futura cidade. Inclua  na sua planilha, assim como todos os outros gastos, ok?
2. Procure a média de apartamentos para um / dois / três quartos (caso você pretenda dividir com mais jovenzinhos, já considere o valor dividido por um ou dois, dependendo da quantidade de quartos). Você pode usar o PadMapper pra isso. Quem vai pra Montréal mesmo, veja a média de aluguel por bairros aqui.
3. Procure a média de gastos com transporte. Geralmente as cidades mais primeiro mundo possuem um tipo de “free pass” onde você paga uma taxa fixa para andar pra lá e pra cá feliz e saltitante de ônibus, metrô e etc o mês inteiro. Futuros montrealenses: já fiz post sobre esse item!
4. Procure a média de planos para celular e internet. Fique atento ao plano de dados, não funciona como no Brasil, como já foi tratado aqui (https://jessinmontreal.wordpress.com/2013/11/17/calculando-seus-futuros-gastos-internet-tv-telefone-e-celular/)
5. Procure a média de gasto com luz e água. Provavelmente funciona diferente do Brasil. Quem vai pra Montréal mesmo, clica aqui!

Gente, é pra sentar confortavelmente na cadeira, fazer um chocolate quente com marshmellow e se jogar no Google durante um bom tempo para se programar em?

Para quem for para Montréal mesmo, vocês estão com sorte – todos estes assuntos foram ou serão tratados em breve aqui no blog!

———————————————————————————————————————————————-

MÉDIA DE SALÁRIOS


Encontrei também outra tabela interativa para vocês descobrirem quanto é a média salarial da sua profissão no Canadá ou mesmo em qualquer outro lugar do mundo (é só clicar no país ali onde tem a bandeirinha, logo abaixo do título e selecionar outro!)

Porém, é bom ter em mente que a lei canadense estipula remuneração mínima de 10 dólares canadenses por hora. Na soma do mês, o salário mínimo no Canadá gira em torno de 1200 dólares, o que equivale cerca de 2400 reais aproximadamente. É OU NÃO É UM SALÁRIO MÍNIMO DA RIQUEZA, MEU POVO?  Com 1.200 dólares você vai viver bem se souber se planejar minimamente. Montréal tem restaurantes e bares hipster para todos os bolsos, e quem continuar acompanhando o blog vai saber direitinho onde comer e beber na humildade na categoria que será estreada em breve aqui no Jess in Montréal, “Help me, I’m broke!” (:

Pelamordedeus em, to dando tudo em almofada de seda vintage pra vocês! Quero todos lindos, felizes e bem alimentados em Montréal em?


See you there, Bitches!

Anúncios

9 comentários sobre “CUSTO DE VIDA NO CANADÁ E NO MUNDO – Tabela comparativa entre cidades e calculadora salarial

  1. Pingback: CALCULANDO SEUS FUTUROS GASTOS – Transporte | Jess in Montréal

    • Hey Lisa!

      Ainda não, mas como já saí do meu emprego, resolvi postar tudo que eu já encontrei em pesquisas, já que é só o que eu faço ultimamente (;
      Vejo que você está em Vancouver, espero que esteja gostando! Tenho uma amiga aí e ela diz que é lindo!
      Muito obrigada pelos votos de boa sorte (;

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s