TRABALHAR NO CANADÁ – Como conseguir um bom emprego em Montréal

De nada adianta ter tanto lugar hipster pra visitar nessa cidade e não ter um tostão no bolso, não é mesmo? Então para ajudar todos os que se encontram na mesma situação que eu a saber por onde começar, tirar as dúvidas e não virar assunto de tumblr canadense com gafes de currículo, vamos à nossa nova categoria: You gotta WORK, bitch!


Nossa sábia Britney Spears traz em suas riquíssimas palavras uma lição preciosa: não vai ser fácil arranjar emprego galera, tem que correr atrás mesmo! Aqui fiz uma coletânea de alguns links que possam ajudar os senhoritos a passar por esse perrengue. Força, galera! In BRITNEY we TRUST!

NOTA: este post é especificamente sobre trabalhar na área mesmo. Em breve eu vou fazer um post sobre como arranjar um trabalho mais informal. (:

0. VAMOS COMEÇAR PELO COMEÇO.
Antes de qualquer coisa, você deve fazer uma bela de uma pesquisa sobre o mercado de trabalho na sua área. Tente descobrir quais as empresas mais influentes, em que momento elas se encontram. Preste atenção nos job descriptions, tenha certeza de que você cobre todas as especificações. Caso falte alguma coisa, procure cursos em ONGs ou Associações, geralmente são cursos mais baratos e acessíveis para nós brasileiros e mortais. É muito importante isso, no Canadá as coisas não funcionam na malandragem, gente. Hahaha

1. KD VAGAS?
Para início de conversa, segue aqui alguns links de classificados específicos do Canadá/Montréal para que vocês possam encontrar vagas relacionadas à sua área. Um amigo head hunter um dia me disse para fazer, nessa situação, uma lista com 50 lugares e ir fazendo contato um por um. Acho um bom jeito de começar!
Canada Job Search Tool
Craigslist
Job Boom
Emploi Quebec
Monster CA

2. CURRÍCULO / RESUMÉ
Fez a sua lista? AWESOME. Agora vamos ao currículo! Encontrei aqui para vocês uma ferramenta para montar o seu currículo no modelo deles, o Resumé Builder, ele te ajuda a montar e já fica automaticamente no banco de dados do Canada Visa. Também em outro link um pequeno guia sobre o que colocar no currículo.
Resumé Builder
Guia para fazer seu currículo

3. DÚVIDAS FREQUENTES
É possível que algumas dessas dúvidas sejam as suas, eu recomendo dar uma olhada! (:
FAQ

4. MARCANDO A ENTREVISTA
Não importa como seu currículo chegou às mãos do recrutador: uma resposta sua à uma oferta, uma pesquisa em um site de busca de empregos, uma indicação no Linkedin – a primeira coisa que o recrutador vai fazer ao selecionar o seu currículo é telefonar para você para marcar uma entrevista. Caso fique nervoso para responder o possível entrevistador, tenha certeza de que o seu número possui uma caixa postal para que você possa checar sobre o que se trata a ligação antes e retorne o mais rápido possível. Também não esqueça de deixar uma mensagem personalizada e bem clara na caixa postal dizendo você é. Não atenda em lugares barulhentos! Outra coisa importante é nunca aceitar uma entrevista com menos de dois dias de antecedência. Soa desesperado para eles, e acredite: você vai querer esse tempo para se preparar.

5. SE PREPARANDO PARA A ENTREVISTA
De acordo com as dicas do Tensão Pré-Montréal: Em geral a entrevista será uma conversa que vai rondar três pontos principais:

  • O que a empresa tem a oferecer para você: a área de atuação da empresa, sua história, seus produtos, seus clientes e sua reputação. Cada profissional deve tentar descobrir mais sobre detalhes operacionais de sua vaga (profissionais de TI, por exemplo, ganham muitos pontos se conhecerem a plataforma tecnológica da empresa);
  • O que você tem a oferecer para a empresa: sua formação, sua experiência e suas competências. Você deve conhecer o seu currículo de cor e ser capaz de dar detalhes de como foi a sua atuação em cada posto ocupado anteriormente.
  • A vaga oferecida (intersecção dos dois outros assuntos): como a sua formação, sua experiência e suas competências podem ser usadas para a execução das tarefas descritas na vaga oferecida como forma de contribuição com a empresa.

Não é que você vai ter que responder essas perguntas em uma prova, mas são pontos interessantes pra você se perguntar e ter a resposta na ponta da língua.

u6. AS 20 QUESTÕES

  1. “Fale-me sobre você” – Essa pergunta é a mais importante, pois abre a entrevista e lhe dá a oportunidade de direcionar todas as demais perguntas. Fale sobre a sua formação e sua carreira profissional resumidamente, colocando ênfase nas qualidades que correspondem às exigências da empresa e/ou da vaga.
  2. Porque você escolheu se tornar um profissional de (insira aqui a sua área) – O entrevistador procura descobrir nesta questão se você escolheu a profissão por vocação ou se você está na área apenas por não ter encontrado nenhuma oportunidade melhor. Não basta justificar o porque você gostado seu trabalho, você precisa enumerar as razões pelas quais você é apaixonadopelo que faz.
  3. Você pretende voltar a estudar? A resposta correta é não, mesmo que você pretenda. Nenhuma empresa vai contratar um candidato que vai deixar a empresa tão logo as aulas comecem. Se você realmente tem a intenção voltar aos estudos, você deve deixar claro de que não haverá conflitos de horário ou interferências no desempenho de suas funções.
  4. Quais são os seus pontos fortes? Não basta você somente enumerar os seus pontos fortes, para cada qualidade você deverá argumentar um bom exemplo de sua experiência profissional onde você demonstrou claramente essa habilidade. Dê preferência às características descritas na oferta de emprego (os que você tem, é claro).
  5. Quais são os seus pontos fracos? Uma das questões mais delicadas. O segredo é escolher um ponto fraco que é negativo apenas em alguns contextos e que nenhum destes contextos seja o da vaga em questão. Além disso, escolha bem as palavras: nunca diga “introvertido” ou “tímido”, diga “discreto”. Por fim, deixe claro que você reconhece esse ponto fraco mas que está trabalhando para corrigi-lo. A propósito, você pode até citar o fato de que você não é fluente em francês ou inglês como um ponto fraco (e pode ser bastante apreciado se você acrescentar que vai estudar para aperfeiçoar a sua fluência – de noite ou final de semana), mas você vai precisar citar um ponto fraco na sua personalidade de qualquer maneira.
  6. Qual foi o seu maior sucesso profissional? Outra pergunta-chave. Escolha um grande projeto profissional aonde você tenha demonstrado diversas qualidades, dê preferência aquelas listadas na oferta de emprego. Não se esqueça de que você precisará justificar o motivo pelo qual você considera o projeto citado como um sucesso – se você não é capaz de fazê-lo, isso demonstra que você não é capaz de mensurar a sua própria contribuição para a empresa.
  7. Você é capaz de trabalhar sobre pressão? “Pressão” para um canadense é o dia a dia típico em muitas empresas no Brasil. Apesar disso, você precisá relatar um bom exemplo profissional aonde você tenha demonstrado capacidade de trabalhar bem sob pressão.
  8. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? Essa pergunta não é o que parece, pois dificilmente você vai trabalhar o tempo todo em equipe ou o tempo todo sozinho: o mais provável é uma mistura das duas. O que o entrevistador quer saber é se você sabe trabalhar sozinho e trabalhar em equipe: trabalhar sozinho significa que você é autônomo e responsável; e trabalhar em equipe indica que você é capaz de colaborar com seus colegas e partilhar informações. A resposta certa é “os dois”, seguida de exemplos aonde você foi bem-sucedido trabalhando sozinho e colaborando com uma equipe. Se o entrevistador insistir em uma resposta, responda de acordo com a oferta de emprego ou com o perfil da vaga.
  9. Você alguma vez já vivenciou um conflito no ambiente de trabalho? Como você resolveu este conflito? A resposta é sim, pois é impossível trabalhar sem entrar em conflito com um superior, colega ou subordinado. Escolha um exemplo no qual você tenha sido bem-sucedido ao resolver o conflito e relate.
  10. Quais são os seus objetivos a longo prazo? O entrevistador deseja saber se você tem pretensão de deixar a empresa depois de alguns meses e se você tem ambição de crescer profissionalmente. Dê uma resposta que demonstre que os seus objetivos profissionais são ambiciosos, mas perfeitamente compartíveis com a sua atuação na vaga.
  11. Como você enxerga o seu papel na empresa? Essa questão serve para avaliar o seu conhecimento sobre as tarefas cotidianas da vaga oferecida. É importante estudar muito bem a vaga para responder corretamente essa pergunta.
  12. Porque você gostaria de trabalhar para nós? Mais do que alguém que seja capaz de executar o trabalho, a empresa deseja alguém cujos valores sejam compatíveis com os da empresa. Responda de maneira a convencer o entrevistador que foi você quem escolheu a empresa e não a empresa que o escolheu e que seu interesse é nesta vaga e nesta empresa em particular.
  13. Você alguma vez já executou este tipo de trabalho? Para responder essa pergunta, você deve ligar as responsabilidades que você teve em empregos anteriores com as responsabilidades desta oferta de emprego. Esse é o momento de falar sobre a sua experiência profissional, sua formação e suas competências, focando nas informações listadas na oferta de emprego.
  14. Por qual razão(ões) você deixou o(s) seu(s) emprego(s) anterior(es)? O que ele deseja saber é o que motivaria você a querer deixar a empresa. Jamais fale mal dos seus ex-empregadores ou diga que você foi motivado unicamente por um salário maior.
  15. Qual é a opinião do seu último empregador sobre você? Você deve citar quais são as qualidades que o seu ex-superior reconheceria em você, de preferência as que estão listadas na oferta de emprego. Não minta, pois não é incomum os empregadores entrarem em contato com as referências fornecidas.
  16. O que você procura em um emprego? A resposta deve deixar claro que você não aceita qualquer emprego nem escolhe os seus empregos apenas pelo salário. Você deve listar características compatíveis com o ambiente oferecido pela empresa, caso contrário, o entrevistador o descartará, imaginando que você deixará a empresa frustrado depois de algumas semanas.
  17. Como seria o chefe ideal em sua opinião? Essa questão deve ser respondida de maneira coerente com a 16. Se você procura um ambiente aonde você tenha autonomia, você precisa de um superior que lhe dê liberdade de atuação. Se você procura um ambiente de aprendizagem, você se daria melhor com um superior que aceite fazer coaching (em inglês mesmo). Jamais responda fazendo comparações negativas com qualquer ex-superior que você tenha tido.
  18. Porque deveríamos contratar você ao invés de outro candidato? Você tem o conhecimento, a experiência e as competências necessárias para ocupar a vaga. Porém, qual é o seu diferencial enquanto candidato? O que você e apenas você tem a oferecer, que não está na oferta de emprego e que pode contribuir para a empresa?
  19. Qual é a sua pretensão salarial? A pretensão salarial deve ser compatível com a vaga – um valor muito baixo vai depor negativamente sobre o profissional que você é. A resposta costuma ser uma faixa ao invés de um valor determinado. Tenha na ponta da língua a sua pretensão anual e valor por hora: ninguém fala de salário mensal aqui. Esse valor será a base à partir da qual você negociará daqui para frente, caso você seja selecionado para a próxima fase.
  20. Você tem alguma dúvida ou informação à acrescentar? Nunca deixe essa pergunta sem resposta. Tire todas as suas dúvidas ou acrescente qualquer informação que você ache que possa ser útil. E não deixe de perguntar quando a empresa terá o resultado da entrevista e se você pode entrar em contato para conhecê-lo. Isso demonstra que você está realmente interessado, especialmente se você entrar em contato.

É isso aí pessoal. CHIBATA NA PREGUIÇA AND GET TO WORK, BITCHES!

Anúncios

3 comentários sobre “TRABALHAR NO CANADÁ – Como conseguir um bom emprego em Montréal

  1. Exmos.
    Procuro uma vaga de trabalho
    Para hotelaria tenho experiência
    20 anos
    Entre os quais 8 anos Ritz Carlton
    Penha Longa como supervisor de banquetes e 9 anos Director e produção de Eventos na empresa Marina Baia Securitas SAE Angola

    Obrigado
    PA

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s