CAQ – O primeiro passo para o visto de estudante no Quebéc

Ah, o CAQ. Tão cheio de mimimi’s que deixa qualquer um sem saber como começar. A boa notícia é que, se você está indo como estudante, eu posso ajudar com algumas dicas aqui neste post (;

* Para méritos de comparação: meu programa inclui 3 meses de francês e 3 de trabalho.

O CAQ, para início de conversa, é um conjunto de documentos que você precisa enviar para o Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles para que possa estudar lá. Você não precisa fazer entrevista nem sair da sua cidade, basta reunir os documentos, enviar para o endereço correto e aguardar. É importante que você saiba que vai precisar também fazer o visto canadense, que é diferente, mas iremos tratar disso em um outro post! Um ponto importante a ser lembrado é que você precisa receber o CAQ primeiro para DEPOIS fazer o visto. Um (o visto) vai direto para o Consulado Canadense no Brasil, e o outro passa pelo Canadá e volta à este mesmo consulado. Apesar de terem me dito que era possível fazer os dois simultaneamente, o que acontece em alguns casos é que você até pode fazer toda a documentação do visto ao mesmo tempo em que faz a do CAQ, mas na hora de enviar você envia apenas o CAQ e a documentação do visto fica parada no seu despachante até que o CAQ fique pronto – ou seja – não adianta fazer o visto antes :(

5454732042_1142fa9aed_z

Vamos então aos documentos!

Antes de tudo: esta lista de documentos é meio que uma base para referências. Quando eu fiz, ARRECADEI TODOS ESTES DOCUMENTOS, mas na hora de enviar entrei em contato com a minha escola do Canadá e eles disseram que não precisava dos documentos de Financial Support (que é a parte mais complicada, como vocês vão ver a seguir). Agora, porque que a gênia aqui só teve essa brilhante idéia depois de arrecadar todos os documentos? POIS É. Aprendam com os meus erros, amiguinhos, e SEMPRE entrem em contato com a sua escola canadense para ver se eles podem orientá-los. Em alguns casos você manda primeiro para a escola canadense e de lá eles enviam para o Ministério, fiquem atentos à como a sua escola funciona.

O difícil do CAQ é que ninguém sabe fazer: nem o despachante, nem a agência de intercâmbio, nem você e temo que nem mesmo o próprio Canadá saiba como fazer esse negócio. 

1. Application fee | Taxa do governo

NOTA: Mesmo se você não passar, essa taxa não será devolvida | Pagamento com cartão de crédito

Primeiro de tudo, entre no site de imigração de Quebec / Canadá e clique em Fill in a new application. Preencha os dados com calma! Na parte de “tuition fee” coloque o mesmo valor total que consta na carta da sua escola (item 2). No final, você vai pagar através dos dados do seu cartão de crédito (tenha certeza de que ele é liberado para transações internacionais. se não tiver certeza, ligue para o 0800 do seu banco e peça para verificar/desbloquear). Após o pagamento, o sistema vai gerar um pdf que contém uma lista de documentos “personalizados”. Se houver algum item que não conste nesta lista, provavelmente a sua lista veio diferente da minha ):

2. Original letter of acceptance from language school | Carta original de aceitação da escola

NOTA: Deve constar o valor total da “tuition fee” na carta em galera, vamprestá atenção, cabeçudinhos <3

É a carta da sua escola basicamente atestando que você entrou na escola. Eu consegui bem fácil através da minha agência de viagens (no caso a CI Curitiba). Nada muito doloroso aqui. (:

3. Proof of financial capacity | Prova de capacidade financeira vistocanadense

NOTA: Se não conseguir o documento traduzido em inglês ou francês, lembre-se de fazer a tradução juramentada. Todos os documentos assinados devem ser autenticados em cartório.

Galera, é aqui que a coisa pega. Esse item contém 3 partes:

– Original form of the Sworn declaration of financial guardianship | Formulário de guarda financeira

Aqui é um formulário bem básico. Se ele consta na sua lista, provavelmente você assinalou em algum lugar que quem vai pagar a viagem é um terceiro e não você.

É um formulário pronto, onde a pessoa em questão terá apenas que preencher os seus dados (nome, sobrenome, data de nascimento, etc) e assinar. PS: autenticado em cartório.

– Original or certified copies providing financial details of this guardian. | Documentação financeira

Vamos lá. Aqui são documentos como extrato da conta (últimos 3 meses), carta do banco (chama-se atestado de idoneidade, muitos bancos tem modelos prontos e já em inglês). É importante saber que: o Canadá quer saber se você tem dinheiro parado para se manter lá e não dar trabalho pra eles. No meu caso, como vou para ficar seis meses, era uma quantia de cerca de 11.000 dólares canadenses. Não vale ter casa, apartamento na praia, carro, é dinheiro parado mesmo, tipo em uma poupança ou algo do tipo! Tudo original ou autenticado em cartório ok?

– Employment letter stating his or her salary | Carta da empresa

Carta do emprego da pessoa que irá pagar sua viagem atestando que ele consta no quadro de funcionários.

4. Recent ID photo | Foto estilo passaporte

(35 mm x 45 mm)
Basicão né. (:

5. Health insurance | Seguro de saúde

Eu fiz através da escola mesmo, fechei meu programa de intercâmbio pro Canadá com a Central de Intercâmbio ! É também apenas uma cartinha atestando que você tem seguro de saúde durante o período da sua estadia.

6. Photocopy of identity pages from your passport | Cópia colorida e legível do seu passaporte

Impressa mesmo, mas cuide com a qualidade (:

Terminando de coletar estes dados, envie para o endereço abaixo e aguarde. Se não tiver feito ainda, corra atrás da documentação do seu visto! (:
Service aux étudiants étrangers
Ministère de l’Immigration et des Communautés culturelles
285, rue Notre-Dame Ouest, 4e étage
Montréal (Québec) H2Y 1T8
CANADA

See you in Montréal, Bitches!

Ficou com dúvidas? Não sofra (; faça contato e vamos ver se eu posso te ajudar!

Anúncios

Um comentário sobre “CAQ – O primeiro passo para o visto de estudante no Quebéc

  1. Jessin
    Tudo bem?
    Uma duvida, todos os documentos que serao enviado necessitam ser em ingles ou frances? E assinados e autenticados em cartorio?
    Se enviar algum em portugues nao sera aceito?

Deixe aqui um pouco do seu brilho

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s